• (73) 3668 1013     (73) 9 8254 8193    contato@sattrancoso.org          Relatórios da SAT      Nosso Estatuto
  • Trancoso
    Bahia Participe

    Conheça Trancoso Bahia
    Quadrado (Centro Histórico) - Principais Praias

    História de um Povoado

    A história de Trancoso se inicia quando a esquadra de Pedro Álvares Cabral aportou no dia 22 de abril de 1500, exatamente na foz do Rio dos Frades, tomando posse da nova terra para o rei de Portugal!

    A população nativa de Trancoso é descendente da população que primeiro habitou e fundou a aldeia jesuíta, antes denominada São João Batista dos Índios, que teve sua fundação em 1586. A maior parte do tempo, de lá para cá, Trancoso não passava de um ponto desconhecido, vivendo apenas da pesca e de poucas plantações no entorno da vila, até que, finalmente, foi descoberta pelos hippies, na década de 1970.

    SAT - Trancoso Bahia


    Nessa época, Trancoso ainda era apenas um conjunto de casas em torno de um grande gramado, chamado de “Quadrado” pela população local, tendo ao fundo uma igreja emoldurando uma belíssima paisagem, com uma visão panorâmica do mar.
    O Quadrado, hoje chamado de Praça São João, é atualmente o Centro Histórico de Trancoso, onde podem ser visitadas casas da época da colonização, com prédios administrativos já desativados, mas em sua maioria ainda bem conservados


    Com o incremento do turismo do governo da Bahia e a construção de estradas pavimentadas e, principalmente, do aeroporto de Porto seguro, a pequena vila de Trancoso tornou-se internacionalmente conhecida, sofrendo um crescimento vertiginoso e recebendo turistas do mundo todo. Mas a história de Trancoso precisa ser mais difundida para levar ainda mais conhecimento para todos que a visitam

    PARTICULARIDADE DE TRANCOSO

    Mas nem tudo acontece só no Quadrado: Trancoso continua com suas praias belíssimas, cercada por uma natureza das mais exuberantes, mantidas por um clima ameno durante todo o ano.

    Não foi por menos que Trancoso foi considerada como um dos 15 melhores lugares do mundo para se visitar. A revista Conde Nast Traveller, em sua edição de abril de 2011, uma das principais revistas de turismo do mundo, escolheu Trancoso, o único local brasileiro eleito para figurar como destaque em sua edição.



    A vila de Trancoso foi indicada como um destino certo para pessoas que querem preservar sua individualidade. Embora seja frequentado por formadores de opinião do mundo todo, Trancoso ainda continua sendo um local autêntico, que vive do seu modo.

    Atualmente, mesmo com tanto turismo, Trancoso conseguiu manter o equilíbrio entre o moderno e o antigo. Com ares de cidade do interior, o visitante pode sentar-se a uma mesa sob uma mangueira, apreciar os pratos da culinária baiana. Embora com tanta gente famosa com residência de veraneio no local, a simplicidade de Trancoso ainda é um forte.

    Conheça um pouco sobre as praias de Trancoso

    As praias de Trancoso mais movimentadas são a Praia dos Coqueiros e a Praia dos Nativos. Localizadas a poucos minutos a pé do Quadrado de Trancoso, Coqueiros e Nativos atraem grande parte dos turistas pelo fácil acesso e boa infraestrutura de restaurantes e quiosques. Como todas as praias de Trancoso, as duas têm lindo mar, boa faixa de areia e muitos coqueiros para emoldurar o cenário.

    A Praia dos Coqueiros se destaca pela combinação de restaurantes charmosos que são a cara de Trancoso e também pelo ambiente mais sossegado afastado dos quiosques. E como ela está coladinha ao acesso ao Quadrado, fica fácil ir e vir durante todo o dia.

    SAT - Trancoso Bahia

    Já a Praia dos Nativos conta com o visual do rio que desagua no mar, o que torna a paisagem ainda mais especial. A praia também é famosa pelas grandes festas que acontecem na alta temporada. Imperdível para os baladeiros de verão. Assim como a Praia dos Coqueiros, a Praia dos Nativos também tem boas opções de restaurantes e, como vantagem, oferece diversas hospedagens pertinho do mar.




    Quem quiser ser líder deve ser primeiro servo e se você quiser liderar, deve servir!

    Claudia Boccato - Presidente da Sat


    Fale Conosco

    • Rua do Bosque, S/Nº - Trancoso Bahia
    • Telefone Fixo: +55 (73) 3668 1013 Fixo
      Celular +55 (73) 9 8254 8193 - Claudia Boccato

    • E-mail: sattrancoso@gmail.com

    Horário de Funcionamento

    • 08:00 > 20:00
    • Aberto de Segunda a Sábado